Corrosão e os Anodos

Qualquer embarcação atracada ou navegando em água doce, salgada ou salobra, está sujeita à corrosão e para seus efeitos geram consequências graves ocasionando elevados custos para seus proprietários.

Os metais quando imersos em um eletrólito (água do mar por exemplo) têm diferentes potenciais eletroquímicos quando em contato um com o outro, e formam uma célula galvânica. O metal com menor potencial na célula galvânica (menos nobre) será então corroído e o com maior potencial(mais nobre) será protegido, tomemos como exemplo prático o hélice de bronze e o eixo de aço inox mergulhados na água do mar, como o bronze do hélice é menos nobre, ele será corroído e o eixo de aço inox estará protegido.

Se você quiser proteger ambos os metais (tanto o bronze do hélice como o eixo de inox), precisa conectar um terceiro metal que é mais ativo(menos nobre) do que os dois primeiros. O metal mais ativo (zinco por exemplo) torna-se o anodo para os outros e é sacrificado pela corrosão, protegendo o catodo o hélice e o eixo de inox), então temos o anodo de sacrifício. Para uso prático, recorre-se a série galvânica de materiais metálicos em relação à água do mar, que constituem a ordenação dos metais segundo seu comportamento neste meio e que mostramos ao lado.

Corrosão e os Anodos

Qualquer embarcação atracada ou navegando em água doce, salgada ou salobra, está sujeita à corrosão e para seus efeitos geram consequências graves ocasionando elevados custos para seus proprietários.

Os metais quando imersos em um eletrólito (água do mar por exemplo) têm diferentes potenciais eletroquímicos quando em contato um com o outro, e formam uma célula galvânica. O metal com menor potencial na célula galvânica (menos nobre) será então corroído e o com maior potencial(mais nobre) será protegido, tomemos como exemplo prático o hélice de bronze e o eixo de aço inox mergulhados na água do mar, como o bronze do hélice é menos nobre, ele será corroído e o eixo de aço inox estará protegido.

Se você quiser proteger ambos os metais (tanto o bronze do hélice como o eixo de inox), precisa conectar um terceiro metal que é mais ativo(menos nobre) do que os dois primeiros. O metal mais ativo (zinco por exemplo) torna-se o anodo para os outros e é sacrificado pela corrosão, protegendo o catodo o hélice e o eixo de inox), então temos o anodo de sacrifício. Para uso prático, recorre-se a série galvânica de materiais metálicos em relação à água do mar, que constituem a ordenação dos metais segundo seu comportamento neste meio e que mostramos a seguir.

A primeira propriedade a ser considerada é o seu potencial elétrico:

Magnésio gera -16V
Liga de alumínio/índio gera -1,1V
Zinco gera -1,05V
Para que se obtenha maior proteção, é necessário que se consiga a maior diferença de tensão praticável entre o anodo de sacrifício e o metal a ser protegido.

Por exemplo:
O zinco é usado para proteger o hélice de bronze, temos o zinco = -1,05V e o bronze = -0,3V, então temos -1,05 – (-0,3) = -0,75V.
Usando a liga aluminio/índio para proteger o bronze, temos a liga aluminio/índio = -1,10V e o bronze = -0,3V, então temos -1,10 – (-0,3) = -0,8V.
Pelo mostrado acima, a liga alumínio/índio oferece maior proteção para o hélice.

A segunda propriedade mais importante é a capacidade de corrente do material do anodo.

O anodo gera uma diferença de voltagem e este conduz uma corrente entre o anodo e o metal protegido através da água. Então quanto maior a capacidade, mais tempo vai continuar protegendo. Aliás, para um ânodo em particular, a taxa do fluxo de corrente depende da área de superfície do anodo e a longevidade depende da massa(tamanho) do anodo.
Para o mesmo tamanho do anodo, as capacidades relativas são:

Zinco = 100 ( tomar como base, por exemplo, esta pode ser de 100 dias). Magnésio = 30.
Alumínio = 130/150 ( depende do fabricante)
Resumindo, se você utilizar um ânodo de magnésio no lugar do anodo de zinco, ele só iria durar entre 130 e 150 dias.

A terceira propriedade é a qualidade da liga do anodo

Um cuidado que você deve ter é com a qualidade dos metais utilizados, não é qualquer zinco ou alumínio que vai funcionar. Existem anodos de qualidade questionável. É importante assegurar-se de que os anodos adquiridos são fabricados dentro das normas existentes. As normas que a ZIGMO utiliza são:

Zinco : ABNT-NBR 9358 (BRASIL) / MIL-A-18001K (USA).

Alumínio : ABNT-NBR 10387 (BRASIL) / MIL-A-24779(SH) (USA).

Magnésio : MIL-A-21412(SH) (USA)

A seguir é mostrado um quadro comparativo das propriedades.

 

Existem outros fatores que aumentam a corrosão, tais como:

1- Quanto maior for a salinidade da água do mar, maior será a velocidade de corrosão.

2- Quanto maior for a temperatura da água, maior vai ser a condutividade da água, com isso aumenta a velocidade de corrosão. Para se ter uma idéia a taxa de corrosão duplica a cada 10°C.

3- A poluição da água também aumenta a velocidade de corrosão.