Como Selecionar os Anodos

Alguns insucessos são registrados com os anodos de sacrifício usados na proteção catódica de embarcações e motores. Dentre as causas, podemos destacar as seguintes:
  1- A principal é a utilização de material fora de especificação, isto é, com teores de elementos críticos acima dos máximos admitidos pelas normas vigentes. É comum por falta de conhecimento do assunto, muitas pessoas empregarem qualquer zinco, alumínio ou magnésio como anodo, o insucesso é fatal. Por exemplo, o ferro, cobre e o chumbo são extremamente críticos no anodo de zinco, e quando se encontram na liga acima do máximo permitido, impedem o desgaste do ânodo, eliminando sua capacidade de proteção.

  2- Outra causa comum é a instalação deficiente dos anodos, apresentando contato elétrico deficiente entre ele e o local a ser protegido. Há casos em que o anodo é preso em encaixes folgados, o que torna o ánodo totalmente inútil.

  3- Embora pareça absurdo, outra causa de insucesso dos anodos é a sua pintura. Durante trabalhos de doçagem, pessoas menos avisadas pintam os anodos instalados, eliminando deste modo a sua ação protetora.

Para que se tire o máximo de proveito dos anodos, devem ser observadas as seguintes recomendações que são de máxima importância e se aplicam a qualquer tipo de instalação de anodos galvânicos:
  1- Os anodos empregados devem estar rigorosamente dentro das especificações, especialmente dentro da sua composição química. Daí a importância de selecionar um fornecedor idôneo.

  2- Os anodos devem ser fixados rigidamente às estruturas à serem protegidas, seja por solda ou as conexões rosqueadas devem estar completamente isentas de graxa ou óleo e rigorosamente apertadas de modo a prover uma perfeita continuidade elétrica.

  3- Todo cuidado deve ser tomado para que os anodos não sejam pintados.
Os anodos devem ser trocados anualmente (incluindo os de água doce) ou quando eles têm corroído a metade do seu tamanho original. Em relação as rabetas e os motores de popa, você deve manter a pintura em boas condições, não utilize tinta contra incrustação contendo cobre, pois o metal da tinta aumenta a corrosão galvânica. Nunca utilize anodos de alumínio junto com anodos de zinco, pois os anodos de alumínio protegem os anodos de zinco.