Selecione o anodo correto para as águas que sua embarcação navega

Nem todos os anodos são adequados para qualquer ambiente aquático, por exemplo, a superfície de um anodo de zinco quando fica em água doce ou salobra durante algum tempo, torna-se coberta por uma crosta branca formada por óxidos que efetivamente impede o anodo de continuar funcionando, mesmo quando retorna para água salgada. Já o anodo de alumínio vai continuar operando de forma eficaz em estuários de rios e em outras áreas de água salobra indefinidamente. As conseqüências dessa passividade do anodo é que o próximo item mais anódico dentro da embarcação vai começar a corroer. O proprietário da embarcação deve saber qual o material do anodo adequado ao ambiente onde navega.
Os anodos devem ser selecionados com base na tabela mostrada à seguir:

Algumas embarcações movimentam-se durante algum tempo entre água doce e água salgada, outras estão atracadas dentro de marinas e atrás de barreiras de marés onde a água é susceptível de ser salobra ou mesmo praticamente doce. Os proprietários devem estar conscientes dos efeitos que isso pode ter sobre sua embarcação e utilizar o anodo correto para evitar a corrosão.

Por isso é muito importante verificar os anodos após quaisquer viagens em água doce ou água salobra, se necessário, limpar ou trocar o anodo.

Os anodos de magnésio são mais eficientes que o zinco e o alumínio na água doce, uma vez que a água doce é muito menos condutora que a água salgada, os anodos de magnésio são a melhor escolha, porque eles são mais ativos(menos nobre) que o zinco e o alumínio para que possam proteger sua embarcação de maneira mais eficaz.
CUIDADO, não use anodos de magnésio em qualquer aplicação que não seja água doce, porque eles vão corroer rapidamente, expondo sua embarcação e o seu motor a possíveis danos.

Anodo de alumínio fornece maior proteção e dura mais tempo que o anodo de zinco . Ele continuará a trabalhar em água doce e é seguro para uso em água salgada e água salobra, ou seja o anodo de alumínio é seguro em todas as aplicações.

Rabetas e motores de popa requerem um pouco mais de cuidado. Os anodos de sacrifício têm uma tarefa mais difícil, uma vez que tem que proteger o que é uma estrutura de alumínio muito ativa. Inicialmente estes anodos para estas unidades eram de zinco, mas em resposta a problemas de corrosão, Mercury e Johnson/Evinrude/OMC, começaram a vender anodos de alumínio no início dos anos 90. Outros fabricantes passaram também a utilizar os anodos de alumínio. O pequeno aumento de voltagem de proteção ajuda a garantir que a sua rabeta ou seu motor fiquem protegidos. Uma questão que surge é a dúvida de como um anodo de alumínio pode proteger a rabeta e o motor que são fabricados em alumínio. A proteção se dá porque os anodos de alumínio são uma liga de alumínio, zinco e índio. É como comparar aço comum e aço inoxidável, eles tem propriedades muito diferentes. O zinco e o índio tornam o metal mais ativo e impedem a formação da película de óxidos no alumínio, fazendo que o anodo continue a funcionar normalmente.

Então diante do exposto acima, podemos enumerar algumas vantagens de se usar os anodos de alumínio, tais como:

1. Performance melhor que o tradicional anodo de zinco para água salgada.

2. Dura até 50% mais do que o anodo de zinco tradicional.

3. Pesa quase a metade do que o anodo de zinco tradicional.

4. Atende tanto as normas da ABNT(Brasil) e da U S MILITARY SPECIFICATION(USA).

5. É o único anodo eficaz em todos tipos de água.

6. Resulta em considerável economia de custos em comparação com os anodos de zinco tradicionais.

7. A MAIS IMPORTANTE DE TODAS, CONTÉM 0% DE CÁDMIO, METAL ALTAMENTE TÓXICO ENCONTRADO NOS TRADICIONAIS ANODOS DE ZINCO, TORNANDO-SE AMIGO DO MEIO AMBIENTE.

Assim o anodo de alumínio possui características técnicas, econômicas e ambientais espetaculares que estamos colocando à disposição do mercado consumidor para o adequado, eficiente e econômico combate a corrosão.